Não se deixe enganar com o que não é marketing #1

Já notou o quanto o Marketing é associado a situações que envolvem trapacear, ludibriar, simplesmente, levar vantagem. Notou? Quantas vezes você não leu, ouviu ou até mesmo disse: “ah, isso é puro marketing” ; “Isso é estratégia de marketing”. Por que acham que marketing é tudo isso? E quando me refiro a tudo, eu quero dizer: tudo de ruim. Há equívocos por falta de conhecimento do conceito e uso de forma pejorativa do termo.

Marketing é na verdade tudo que uma empresa faz para existir, obter sucesso de forma consciente e agregar valores á sociedade. O marketing age desde a preocupação estratégica de qual vai ser o fornecedor do cacau, até a preocupação de qual será a reação de quem vai comer o chocolate e como a empresa pode se disponibilizar para uma reclamação ou um elogio por parte desse consumidor. Já pensou quanta coisa passa por entre essas fases? Isso  tudo e todo o resto também é marketing.

Definir um conceito único para o termo “marketing” é impossível e indevido. Não há como mensurar marketing como “isso” ou “aquilo”. Marketing é uma cadeia de processos.  É sinergia!

O marketing precisa ser compreendido como ciência social e métodos gerenciais para obtenção de resultados e melhoria nos processos, de forma justa e ética. Comece a pesquisar. Tente entender que em mais de 90% das vezes que você lê por aí “foi estratégia de marketing” eu te digo com certeza: não teve nada de pensamento de marketing.

Sim! Marketing é tudo, mas nem sempre é isso que se vê por aí.

2 zilhões de comentários para “Não se deixe enganar com o que não é marketing #1”

  1. Tatiane G. Pompilio disse:

    Ótima postagem de conscientização sobre Marketing!Beijos

  2. [...] Pesquisas. Estudos de comportamento do consumidor, entre outros fatores que já abordamos (clique aqui pra [...]

Deixe um comentário