Ziqziras do ENEM 2012

Primeiro caso: aluno esqueceu a identidade

Foto: Andre Teixeira

“Tinha vindo de calça ontem (sábado, 2) e acho que esqueci dentro do bolso”, diz o aluno. “Lá na sala, procurei a identidade em todo canto, só depois lembrei que esqueci”, completa. Luan pretende cursar faculdade de odontologia. (Fonte: G1)

Segundo caso:  aluna perdeu a prova porque o pai quis ver a Fórmula 1

Foto: Andréia Machado

“O sonho de ingressar no curso de engenharia de produção agroindustrial teve que ser adiado por mais um ano. Carolina Weiber, de 18 anos, chegou atrasada para o segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em Vilhena, Rondônia. Caroline contou, sorrindo, que a culpa do atraso foi do pai, que iria levá-la até o local da prova, mas preferiu terminar de assistir à Fórmula 1.” (Fonte: G1)

Terceiro caso: jovem perdeu a hora da prova pois foi fazer uma oração em família

Foto: Ida Sandes

“Os portões dos locais de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) fecharam às 12h (horário local) nas cidades da Bahia. No Colégio Estadual Luiz Viana Filho, em Salvador, a candidata Adriele Almeida, 16 anos, chegou atrasada. Ela preferiu nem sair do carro quando observou o portão da escola fechado. A mãe da estudante, Simara dos Santos, conta que a família se atrasou porque foi fazer uma oração para Adriele. “Fomos fazer uma oração e eu perdi a hora”, disse.” (Fonte: G1)

Com esses exemplos, pois certamente ocorreram muitos outros durante esse ENEM 2012, fica provado que, provas assim, avaliam mais do que o conhecimento técnico/conceitual do aluno. A eliminação começa na preparação, no pré-prova: manter a calma, organização de materiais/documentos, manipulação do tempo, etc. São fatores que também desclassificam os candidatos.

Da-lhe ziqzira! Pra finalizar…

Quarto caso: estudante esqueceu de marcar o cartão de respostas

Foto: Alexandre Durão

“”Eu fiz o impossível: esqueci de marcar o cartão. Estava muito nervosa, passando mal, exausta e entreguei a prova sem perceber”, contou a estudante, acrescentando que, após perceber o erro, voltou na sala onde fez a prova, mas foi impedida de entrar pelo fiscal.”"(Fonte: G1)

Viu? É uma situação chata, mas como eu disse, manter a calma também conta e independe do seu conhecimento.

17 zilhões de comentários para “Ziqziras do ENEM 2012”

  1. lipearaujo disse:

    No caso do pai que ficou assistindo Formula 1… não tem como culpá-lo.. a corrida foi ótima… kkkkkkkkkk

    • Pedrinho Santos disse:

      A corrida pode ter sido a melhor de todas que já existiu, mas isso nao é motivo para ele fazer a filha perder 01 ano de sua vida!!!

      • clau disse:

        Pelo que eu vi a filha é bem grandinha, para ficar dependendo de uma pessoa, levar para fazer a prova.
        Tinha 14 anos quando fui fazer o vestibulinho da ETEC, e fui sozinho, e o local da prova não era perto.

  2. ahahahah Cada um sabe sua prioridade né ahahahah

  3. juankatatau disse:

    5° caso perdi a prova pois fui passar a noite com minha namorada o problema é que ela mora na zona leste e eu na oeste, sai da casa dela as 10 da manhas mas peguei um mega transito cheguei la as 13:05 e me ferrei.

  4. Alyne disse:

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK'

  5. joelma disse:

    Todos os casas são lamentáveis, mas a desse (a) que os pais fizeram oração… Porque não fizera a oração em casa?

  6. Zetrusk disse:

    kkkkkkk a da oração foi tenso D:

  7. epifanico disse:

    Cada caso que tem que rir pra não chorar kkkkkkkkkk, lamentável

  8. Zetrusk disse:

    é uma lástima para quem passou por isso.

  9. Girl Supimpa disse:

    Bom dia :)

    Eu estou rindo pra caramba kkkk
    Como pode uma oração ou fórmula 1 ser mais importantes?
    E o pior é que no caso da oração não adiantou nada kkkk

    Estou seguindo.
    Aguardo sua visitinha no meu blog.

    Beijos
    http://www.girlsupimpa.com

  10. Girl Supimpa disse:

    Ops! Cadê a barra de seguidores?

  11. [...] Esse caso mostra também a fragilidade da fiscalização no exame, além de ser mais um caso de ziqziras do ENEM 2012. [...]

  12. Nêlma disse:

    Seria cômico se não fosse trágico. Para alguns esse exame não teve muita importância e pode ser adiado para o ano que vem. Só lamento por aquelas pessoas que esperaram o ano todo por esse momento e independente das circunstancias tudo é experiência. Nem que seja pra virar "causos" futuros numa mesa de bar.

  13. curintia disse:

    nussss, porra perder a hora pq foi rezar, a se fuder né, vai pedir a deus pra ir bem na prova, é apelo de gente burra isso hein

  14. Janaina disse:

    É aí que começa a eliminação. Gente lerda, irresponsável, sem noção e imbecis de toda espécie merecem ser eliminados de cara.

  15. matheus disse:

    Não dá nada. Daqui a pouco essa prova deve ser anulada tbm como váaarias outras…

Deixe um comentário